PROJETOS


                                                           PROJETOS DESENVOVIDOS

CASINHA DE CULTURA: ESPAÇO TEMPO  DE 
CULTURA INCLUSÃO E TRADIÇÃO




A Casinha de cultura tem uma proximidade com a funcionalidades das Casas de cultura presentes no Estado do Rio Grande do Norte, porém ela traz uma singularidade que é a aproximação de diferentes gerações em um mesmo espaço, e ao mesmo tempo. Parte de dois eixos fundamentais: a “Identidade Cultural” e os “Movimentos da Infância”, propicia que as comunidades se integrem para valorizar e resgatar suas tradições culturais.   Em 2019 a Organização AMBFFM implantou a Tecnologia a partir da Formação de seus colaboradores, voluntários e membros da comunidade. A Casinha é uma tecnologia social que contribui para a vivência da infância em sua plenitude e a valorização dos saberes locais e experiências da comunidade como dispositivo de fortalecimento de vínculos, ampliação do acesso à cultura, integração de saberes, inclusão social, e fomento a participação. O objetivo do Projeto tem sido de valorizar e resgatar as tradições culturais da comunidade, oferecendo oficinas de dança, capoeira, literatura de cordel e brinquedoteca. Em 2021 foram beneficiadas para 135 Crianças e adolescentes de 02 á 14 anos. 
O Projeto recebeu em 2021 Incentivo Financeiro no valor de R$ 50.000,00 de patrocínio da COSERN/NEOENERGIA por meio do GOVERNO DO ESTADO, FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO, PROGRAMA CULTURAL CÂMARA CASCUDO.
As ações propostas estão diretamente ligadas ao resgate das tradições culturais locais presentes no movimento do brincar, cantar, dançar, nas artes de fazer da comunidade. Entendendo esses movimentos como necessários ao desenvolvimento cognitivo, emocional e social de seus participantes possibilitando uma apropriação sociocultural do elementos comunitários.  As práticas da Casinha de cultura são organizadas de maneira a contribuir com a participação de todos e todas, envolvendo a família e a comunidade com seus saberes e fazeres que se constituem em aprendizagens da/para a vida. 












PROJETO ATLETA CIDADÃO




A Organização desenvolve em seus projetos diversas atividades visando a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, articulando com suas famílias também o fortalecimento familiar e comunitário. Além das atividades culturais, são desenvolvidas atividades esportivas. 
O  esporte é utilizado como ferramenta de inclusão aliada a aplicação de tecnologias sociais que objetivam a formação cidadã e a construção e fortalecimento da cultura de paz tem se evidenciado como um impacto positivo para redução das desigualdades e como forma de estimular a melhora no rendimento escolar e na condução de uma vida saudável sustentada pela participação familiar e comunitária como grande impulsionadora da permanência de crianças e adolescentes na práticas esportivas, visando uma mudança social por meio do esporte. Esportes como Taekwondo, Capoeira e Futebol desenvolvido a cerca de 10 anos pela organização, tem impactado positivamente na melhora do desempenho escolar e na participação familiar e comunitária. Como o objetivo geral de ampliar o acesso e o reconhecimento do esporte como manifestação cultural, construção social e fortalecimento comunitário nas comunidades urbanas e rurais atendidas valorizando o saber local, o projeto permite o reconhecimento da própria comunidade com espaço de valorização de saberes e fazeres que se sustentam esse fortalecem no compartilhamento entre os membros da própria comunidade. Com ações permanentes e pontuais com foco nos objetivos de desenvolvimento sustentável onde se espera a valorização das questões de gênero, igualdade e equidade inserindo as meninas nas atividades esportivas trazendo para as rodas de conversas e oficinas de formação questões sociais e comunitárias com enfoque nas temáticas, reflexões sobre o racismo preconceito e violência e suas consequências.